Setor de serviços recupera desempenho positivo em 2021

O setor de serviços teve alta de 1,7% em junho, maior nível em 5 anos e, posteriormente, em agosto, teve alta de 0,5% – considerada a maior em 6 anos, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entenda!

Segundo o IBGE, o resultado de junho é o mais elevado desde 2016, isso por conta da alta das principais atividades do setor, sendo elas: informação e comunicação (2,5%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios (1,7%) e de serviços prestados às famílias (8,1%).

Outro ponto importante deste desempenho é que ele está disseminado regionalmente, sendo: Rio de Janeiro (5,4%), Pernambuco (5,4%), Rio Grande do Sul (3,4%), Distrito Federal (3,3%), Santa Catarina (3,1%), Minas Gerais (2,4%), São Paulo (0,5%).

Em julho, o IBGE registrou crescimento de 1,1% no setor de serviços, marcando 3,9% acima do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020, alcançando patamar mais elevado desde março de 2016.

Os indicadores mostraram que, nos serviços prestados às famílias, o destaque fica para hotéis, restaurantes, serviços de buffet e parques temáticos, mantendo o ritmo de férias. Seguido de profissionais, administrativos e complementares de atividades jurídicas, serviços de engenharia e soluções de pagamentos eletrônicos.

Já em agosto, marcando a quinta alta mensal seguida, a alta foi puxada pelos avanços dos serviços de transporte aéreo (7,4%) e de alojamento e alimentação (4,5%).

Esse resultado está 4,6% acima do patamar pré-pandemia, quando houve uma queda drástica nos percentuais. Mas apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014.

O resultado está dentro do esperado das estimativas de 20 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, onde apontava taxa de crescimento de 0,5% a 2,2%.

Vacinação está relacionada ao avanço do setor?

A resposta é SIM! Segundo o IBGE, a recuperação do setor tem sido impulsionada pela volta às atividades de diferentes setores, ainda mais com o avanço da vacinação e, consequentemente, da mobilidade.

Fontes:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/08/12/setor-de-servicos-avanca-17percent-em-junho-aponta-ibge.ghtml

https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2021/09/4949399-ibge-setor-de-servicos-cresce-11-em-julho-no-brasil.html

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/10/14/setor-de-servicos-avanca-05percent-em-agosto.ghtml

Nossos
Clientes

Estas são algumas das empresas que atendemos com nossos serviços de Segurança e Facilities.

nossos serviços