A importância da higiene em supermercados

Supermercados são um dos serviços mais essenciais para a sociedade contemporânea, pois são o principal portal do consumo para outros recursos essenciais, como a comida, por exemplo. Por isso, são estabelecimentos altamente avaliados no dia a dia por seus consumidores.

Além de preço e organização, outro aspecto muito avaliado é a higiene, que apesar de parecer um serviço de rotina que faz parte do senso comum, tem o poder de transmitir credibilidade e seriedade a, não só consumidores que já tem fidelidade com o estabelecimento, mas também a potenciais consumidores futuros. Isso se dá pois um consumidor pode escolher comprar em um estabelecimento que acha caro ou desorganizado demais, porém não comprará em um estabelecimento não higiênico.

Mas como manter o supermercado devidamente limpo?

Uma etapa essencial é ter consciência de que o supermercado é um ambiente que receberá um constante, e grande fluxo de pessoas, portanto há bastante poeira e resíduos urbanos.

A poeira, além de poder danificar rótulos e embalagens de produtos, também pode ser palco de proliferação de microorganismos prejudiciais à saúde de consumidores e funcionários. Por isso, uma rotina de limpeza preventiva é essencial para manter, não só a qualidade e a condição dos produtos, mas também para preservar a segurança das pessoas que frequentam o local.

Uma rotina de limpeza pode ser essencialmente dividida nas seguintes etapas:

Consideração de todos os setores

Apesar de ser um estabelecimento procurado principalmente pelo setor alimentício, o supermercado possui outras áreas como banheiros e estacionamentos que também precisam de manutenção em relação à higiene. Afinal, banheiros podem abrir grandes portas para a proliferação de bactérias que serão transportadas para os setores alimentícios através do fluxo elevado de funcionários e clientes.

Além disso, é importante levar em consideração a ventilação e a iluminação do local para evitar a proliferação de fungos e bactérias e também facilitar a proliferação de organismos maiores como insetos.

Outro aspecto a ser considerado é a utilização de produtos apropriados para a limpeza de cada setor. Pois, além de garantir a higiene apropriada, facilita e otimiza o trabalho dos funcionários responsáveis por esse tipo de serviço. O que nos traz ao próximo tópico:

Contratação de uma equipe treinada

A limpeza pode ser desafiadora, e até mal executada, para uma equipe que não está devidamente preparada. Por isso, é importante investir no treinamento para que sua equipe de limpeza esteja apta para realizar o serviço de maneira mais apropriada e eficaz no estabelecimento. Porém muitas empresas optam por contratar uma empresa terceirizada especializada no setor.

Mas onde encontrar?

O Grupo Hserv é referência no mercado por disponibilizar um serviço de qualidade e disponibilizar profissionais altamente qualificados e estimulados a entregar o melhor serviço possível.

Para saber mais sobre as nossas soluções integradas, clique aqui e confira!

Nossos
Clientes

Estas são algumas das empresas que atendemos com nossos serviços de Segurança e Facilities.

nossos serviços