A importância da SST e como evitar acidentes de trabalho
É de conhecimento geral que a segurança do trabalhador deve ser primordial para todas as empresas, principalmente para aqueles que estão expostos a riscos diariamente. Por isso, preparamos um artigo para ressaltar a importância da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e dicas fundamentais para evitar qualquer acidente no ambiente de trabalho.
O que é SST?
SST é um assunto extremamente importante, este órgão tem como objetivo principal cuidar da saúde do trabalhador, evitar qualquer tipo de acidente e impedir o desenvolvimento de doenças ocupacionais.
Conforme a Organização Internacional do Trabalho, há normas e procedimento que as empresas devem aderir e praticar diariamente, como planejamento, organização, política da empresa e avaliações periódicas. Sempre ter como foco a saúde, segurança e bem-estar dos funcionários.
O órgão responsável pela SST é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e compartilha esta função com o Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho (DSST), o ofício deste órgão é verificar as condições de trabalho e também estimular os procedimentos de cuidado para o SST.
Em março deste a Previdência Social registrou cerca de 700 mil casos ocupacionais no Brasil, conforme notícia do jornal G1. Vale ressaltar que o Brasil está em 4° lugar no ranking de acidentes de trabalho e, em entre 2014 e 2018 o país também registrou 6,2 mil mortes relacionadas ao trabalho.
De acordo com o artigo 162 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) as empresas têm a obrigação de investir em procedimentos especializados de segurança e medicina do trabalho para todos os funcionários. Devem oferecer infraestrutura e proporcionar um ambiente seguro para todos, e sempre estarem atentos à realização dos exames ocupacionais.
Como prevenir acidentes de trabalho
A única forma de evitar acidentes de trabalho é prevenir ao máximo. Selecionamos dicas importantes para a prevenção de acidentes:
- Disponibilizar a todos Equipamento de Proteção Individual (EPI)
- Sempre orientar os colaboradores sobre os riscos daquele trabalho
- Faça uma análise detalhada de riscos
- É muito importante sempre realizar treinamentos com os funcionários, dependendo da função esse treinamento pode ser semestral ou anual
- Aferir a qualidade dos equipamentos que são utilizados diariamente
- Não deixar tapetes em áreas de circulação
- Tenha um mural com dicas de segurança
- Divulgue os riscos
- Mantenha um bom relacionamento com os colaboradores e solicite feedbacks
- Atente-se a realização dos exames ocupacionais, eles são indispensáveis
- Funcionários: tenham cuidado com as ferramentas, não exerçam atividades avulsas, mantenha uma boa comunicação com o supervisor e o deixe informado, fale se você está se sentindo inseguro, atente-se aos materiais deixados no chão e não brinque em horário de serviço, cuide de você e do seu colega de trabalho.
Ao investir na segurança do ambiente do trabalho, você está cuidando da saúde dos seus funcionários e também da produtividade da sua empresa. O Grupo Hserv é especialista em segurança do trabalho, trabalhamos arduamente com a capacitação e treinamento dos funcionários.
Conte conosco e garanta um ambiente seguro!