O que um síndico pode fazer para manter a segurança dos condôminos?

Existem diversos fatores que influenciam na segurança do condomínio. Dos tamanho dos muros à localização da portaria, cada detalhe importa. Então, é muito comum que um síndico sinta-se perdido em meio a tantas atribuições. O que um gestor pode fazer diretamente para evitar que a propriedade seja alvo de crimes e irrupções? São muitas dúvidas, mas a solução é bem simples. A HServ separou quatro pontos cruciais para blindar qualquer empreendimento. Confira:

Conscientizar

Informar e dar orientações para garantir a segurança do condomínio é uma das principais atribuições de um síndico. E por que isso é importante? Imagine a seguinte situação: um morador, por falta de informação, oferece uma cópia da chave da entrada geral de um dos prédios ou do condomínio para uma pessoa de pouca confiança. Isso comprometeria a segurança de centenas de pessoas, concorda? E isso é apenas um exemplo. Acredite, existem diversas recomendações que parecem ou são óbvias para a maioria, mas muitos não se atentam, desde deixar a porta do apartamento destrancada o tempo todo a conceder a acesso a qualquer pessoa uniformizada. Por isso, a comunicação com os moradores é também considerada um procedimento necessário para a proteção condominial. 

Fiscalizar e acompanhar

Acompanhar a segurança do condomínio e fiscalizar o trabalho dos funcionários de portaria é também de extrema importância. Certificar-se de que o ofício está sendo realizado e com qualidade deve estar na rotina de quem gerencia a vida de tantas pessoas. Pode acontecer de funcionários contratados por conta, por não precisarem prestar contas ou por simples falta de orientação, adotarem procedimentos errados e que ponham em risco a proteção do condomínio. Métodos de liberação de entrada, procedimentos de ronda e verificação… Tudo isso deve ser minuciosamente planejado, executado e documentado para evitar quaisquer erros. 

Fazer ou providenciar reparos

Pode parecer bobeira, mas é sempre bom ter atenção a isso. Imagine como uma falha na cerca elétrica, uma árvore mal podada no muro em frente ao condomínio, uma rachadura no muro ou uma abertura na cerca podem comprometer a proteção do condomínio. Sim, os benefícios da zeladoria se estendem a inúmeros aspectos para além da estética e organização do empreendimento. Então, os mínimos detalhes de cuidado denunciam a qualidade da segurança.

Contratar uma empresa de segurança

Isso também é atribuição de um síndico! Escolher por uma empresa confiável e negociar da maneira correta, explicando as forças e fraquezas do condomínio ajudará na criação de uma verdadeira fortaleza para os moradores. Optar por ter ou não segurança armada, por instalar 2 ou 20 câmeras e adaptar o orçamento tendo em vista as reais necessidades daquele tipo de condomínio. Nessas horas, uma empresa de segurança patrimonial que saiba fazer uma eficiente análise técnica e tornar claros os motivos de cada ação planejada ajudará – mas a clareza e o entendimento do gestor pode, sim, influenciar. Outra possibilidade é a contratação de uma gestora de condomínio, que cuida de todos os aspectos técnicos e facilita visivelmente o trabalho da sindicância.

Que ser síndico é uma responsabilidade e tanto, aposto que a maioria dos leitores já sabiam. Mas você já tinha parado para pensar na quantidade de atribuições e ações que ele pode tomar em prol da segurança do condomínio? Com esses poucas (mas suficientes) passos, é possível tornar a segurança muito mais forte e garantir o bem estar de centenas de famílias. 

Sabe de alguma outra atribuição do síndico para a proteção condominial? Deixe nos comentários!

Nossos
Clientes

Estas são algumas das empresas que atendemos com nossos serviços de Segurança e Facilities.

nossos serviços