Conheça 4 tipos de planejamento empresarial

Existem diversas formas de melhorar a produtividade e visibilidade da sua empresa, uma delas é com a ajuda da terceirização de serviços.

Pensando nisso, acreditamos que um planejamento específico pode contribuir positivamente para o seu negócio. Esta análise será indispensável para estabelecer um plano de ação eficaz.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

No artigo de hoje, vamos ensinar passo a passo do planejamento empresarial, afinal é a partir deste recurso que é possível traçar estratégias eficazes que alcancem os objetivos organizacionais.

Nele, é possível prever cenários, definir metas e objetivos, além de métodos para conquistá-los.

Vale destacar que o planejamento empresarial serve para companhias de qualquer porte ou segmento e traz muitos benefícios, como competitividade no mercado, por exemplo. E para isso, você tem à disposição quatro tipos de planejamentos. Confira

1. Planejamento estratégico

Considerado de longo prazo, ele tem como objetivo definir metas e objetivos centrais que visam o crescimento da empresa, além do futuro do negócio. Normalmente, é realizado pela alta gerência, mas pode contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto.

2. Planejamento financeiro

É responsável por organizar as finanças da empresa e apresentar diagnósticos da atual situação, além de prever cenários e possíveis crises.

Este tipo de planejamento empresarial também cuida do controle de custos, projeção de receitas e fluxo de caixa, sendo realizado periodicamente (sugestão: a cada trimestre ou semestre).

3. Planejamento tático

Neste modelo de planejamento, a companhia define quais serão os recursos humanos e financeiros para colocar as estratégias em prática. É considerado de médio prazo, mas isso dependerá muito do desempenho do seu time.

4. Planejamento operacional

O nome já diz tudo: é a definição de tarefas, prazos e cronogramas. Tudo isso é fundamental para garantir uma execução eficiente de todas as atividades da companhia. É um planejamento a curto prazo.

Como fazer um planejamento empresarial?

Já adiantamos que é bem simples! Primeiramente, você precisa fazer o diagnóstico do ano anterior. Com o resultado, você compreenderá a situação atual e poderá traçar planos para melhorar ou manter o desempenho.

Depois, você fará uma análise de SWOT (abreviação das palavras em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats) para compreender forças, fraquezas,  oportunidades e ameaças.

Em seguida, você aprenderá com os concorrentes e traçará estratégias tão boas quanto. E assim, a sua empresa aumentará a competitividade, além de se manter atualizada.

Por último, você escolherá seus objetivos e investirá em ferramentas e recursos que ajudem a alcançá-lo.

Os planejamentos são fundamentais para garantir benefícios, como:

  • Otimização de tempo
  • Melhores investimentos
  • Gestão eficaz
  • Alcance dos objetivos
  • Fluxo de caixa saudável

Está esperando o quê para criar o seu planejamento empresarial? Coloque em prática e veja como o cenário da sua empresa irá mudar.

Nossos
Clientes

Estas são algumas das empresas que atendemos com nossos serviços de Segurança e Facilities.

nossos serviços