Endomarketing: o que é e como utilizar essa estratégia para planejamentos e ações internas
Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional focada em ações internas nas empresas e tem como objetivo melhorar a imagem do estabelecimento para os colaboradores. Com a metodologia de endomarketing você desenvolve planejamentos voltados para o bem-estar dos funcionários e, com isso, torna o ambiente mais agradável para todos, o que influencia diretamente na permanência da equipe na sua empresa.
Os métodos utilizados no marketing institucional deve envolver os seguintes tópicos:
- Motivação;
- Reconhecimento;
- Engajamento;
- Incentivo à formação profissional e busca por cursos;
- Treinamentos.
Uma dica importante é elaborar esse planejamento de ações internas com a equipe de marketing e RH da empresa, visto que uma equipe entende mais como funciona a criação de estratégias para públicos diferentes e como atingi-los, enquanto a outra equipe faz parte de uma área que está sempre conversando com os colaboradores.
Um cenário comum em diversas empresas é funcionários desmotivados e sem interesse de permanecer no serviço, dito isso, essas ações são fundamentais para apoiar os colaboradores e incentivá-los a buscar por cursos profissionalizantes e apoiar o seu crescimento profissional. Faça reuniões mensais e escute as sugestões de cada um, busque entender os problemas e dificuldades, seja sempre transparente e demonstre que você realmente se importa com cada um ali e está disposto a ajudá-lo.
Quando os colaboradores reconhecem o que a empresa faz por eles e entendem qual é a missão, valor e benefícios entregues, eles vestem a camisa e divulgam o seu negócio por simplesmente gostar daquele ambiente e querer compartilhar isso com mais pessoas.
Quais serão os benefícios que a sua empresa terá em troca? Confira!
- Aumenta a produtividade, pois os colaboradores estarão mais motivados;
- Melhora o ambiente organizacional da empresa;
- Comunicação mais assertiva;
- Mais qualidade de trabalho proporcionando bem-estar;
- Colaboradores comprometidos com a empresa.
Quando você pensa e se preocupa com os trabalhadores, está ampliando e melhorando a sua gestão organizacional e, busca implementar ações de endomarketing para os colaboradores, para que a rotina de trabalho deles fique cada vez melhor, mais produtiva e positiva.
Não deixe de realizar essa estratégia na sua empresa! Invista nessa metodologia única.