O que posso fazer pela higiene da minha empresa?

“Sou do mundo dos negócios! Esse papo de organização e limpeza não é comigo, por isso deixo na mão da terceirizada e esqueço disso”. Você é daqueles que pensa assim?

Se sim, eu tenho más notícias para te dar: você pode estar dando um mau exemplo ou até uma má impressão para os seus funcionários.

A limpeza não é só um luxo. E a higiene não é só um estado de pouca sujeira no ambiente: é uma postura, que permeia todo o processo de trabalho, como explica a metodologia 5S.

Se você já ouviu falar do modelo 5S, já deve ter intuído tudo desde que leu o título desta matéria. E se é um gestor que já aplicou em sua empresa, sabe que sim: a gerência tem um poder enorme de manter a empresa nos trilhos corretos até nos mínimos detalhes, através da implementação de um programa eficiente de organização, limpeza e disciplina.

Trata-se de uma técnica japonesa desenvolvida para motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total e fazer com que a boa higiene se torne rotina/cultura da empresa.

São, como o próprio nome diz, 5 conceitos norteadores e fundamentais:

Seiri

Utilização. Trata-se de separar o necessário do desnecessário e eliminar do tudo o que não está sendo útil ao trabalho. Essa é uma das formas mais seguras de aumentar a produtividade, ao evitar tudo aquilo que apenas ocupa espaço e distrai os colaboradores.

Manter no ambiente somente o que é útil ao ofício tem ainda um efeito psicológico indescritível. Experiente jogar fora aquilo que não está sendo usado e veja como o espaço surge também na mente criativa da equipe!

Seiton

Organização. É sobre colocar cada coisa em seu devido lugar, prezando sempre pela eficiência e agilidade.

Uma questão que se relaciona muito com Seiton é a capacidade de levar os conceitos do 5S para além do uso específico. Organização é uma qualidade que permeia todos os âmbitos da empresa, da limpeza até o arquivamento de documentos. Por isso é tão importante valorizá-la.

Seisō

Limpeza. Seisō é sobre limpar e cuidar do ambiente de trabalho, manter a higiene física e o bom aspecto dos ambientes, materiais e equipamentos. E mais do que isso, é fazer o possível, através do exemplo, para que uma menor quantidade de lixo e sujeira seja gerado.

Afinal, se você, gestor, não cumprir o seu próprio dever com a higiene, uma hora ou outra as pessoas ao seu redor também deixarão de lado seus próprios deveres.

Faça questão de mostrar que você cumpre com a sua parte e como isso influencia positivamente no seu dia a dia. Muitas pessoas que não entendem a importância da limpeza podem aprender com esse simples gesto.

Seiketsu

Padronização. Outro papel importantíssimo de um gestor na limpeza da empresa é o incentivo aos funcionários, para que eles mantenham os ambientes sempre em ordem.

E para colocar o 5S em prática, é preciso criar normas e padronização para que todos estejam conscientes do que é melhor para a empresa e possam agir de acordo com os ideais de limpeza e organização.

Seja claro e comunique a importância que você vê nisso tudo. Com certeza, todos entenderão!

Shitsuke

Disciplina. É sobre cada um fazer sua parte e também sobre cooperar para fazer acontecer.

Mas quanto a Shitsuke, não se preocupe! Se todos já estiverem conscientes das normas de Seiketsu, motivados pelo exemplo em Seisō, incluídos em um ambiente naturalmente organizado (Seiton) e limpo de distrações (Seiri), a disciplina ocorrerá naturalmente.

Seu papel como gestor, nesse caso, será apenas incentivar ainda mais!

Viu só como um gestor pode impactar decisivamente na limpeza da empresa? Ou, mais que isso, na sua cultura de higiene organização!

Por mais que você tenha contratado uma boa empresa terceirizada, que manterá o seu ambiente sempre impecável, não perca de vista que a mentalidade organizada é o seu maior trunfo para a produtividade e o empenho dos colaboradores.

Já tinha parado para pensar por esse ponto? O que acha disso? Deixe seus comentários e dúvidas em nossas redes.

Se gostou dessa dica, continue acompanhando o blog do Grupo Hserv e siga-nos nas mídias sociais para receber em primeira mão os nossos conteúdos. Você também pode assinar a nossa newsletter ao final desta página!

Nossos
Clientes

Estas são algumas das empresas que atendemos com nossos serviços de Segurança e Facilities.

nossos serviços