Evite acidentes domésticos com produtos de limpeza

O isolamento social trazido pela pandemia COVID-19 trouxe à tona alguma questões importantes, como os acidentes domésticos. Com uma população que fica mais tempo em casa, esses números aumentaram exponencialmente.

Pode até parecer que não, mas até mesmo o lar pode ser um ambiente propício a deslizes, que podem custar caro à saúde de seus habitantes. Altura, eletricidade e perigos químicos estão entre as principais causas de acidentes. E os produtos de limpeza acabam entrando justamente nesta última categoria.

Apesar de, na maioria das vezes, serem inofensivos quando bem utilizados, esses produtos podem ocasionar situações bem desagradáveis se houver falta de preparo no manuseio. Por isso, fique atento a essas dicas que o Grupo Hserv preparou para que você e a sua família não passem por riscos desnecessários:

1- Utilize equipamentos de proteção como luvas, máscaras e botas. Por mais que você já conheça no produto, existe sempre o perigo de efeitos a longo prazo, como intoxicações ou alergias na pele. Sem contar que o contato com um órgão sensível como o olho ou a boca durante o manuseio pode acarretar consequências ainda mais graves. Por meio das dúvidas, proteja-se.

2- Mantenha os produtos bem embalados e guardados no lugar certo. Nada de guardar produtos de limpeza em garrafas pet, na geladeira ou misturado a produtos de despensa. Mantenha cada coisa em seu lugar e, se precisar trocar o produto de recipiente, indique imediatamente isso através de um rótulo.

3- Mantenha longe do alcance das crianças. Essa é a mais óbvia, mas a mais necessária das recomendações. Nunca guarde produtos de lavanderia em uma altura acessível a crianças, por mais que você confie na inteligência dos seus filhos. Em uma simples brincadeira, os pequenos podem acabar se machucando com os agentes químicos. E mesmo se não tiver crianças em casa, acolha esta recomendação pelo bem das suas visitas!

4- Leia atentamente as instruções do rótulo. Essas recomendações estão escritas em um lugar legível não por acaso ou obrigação. Essa é a principal via de comunicação entre o fabricante e o consumidor e não deve ser tomada como uma banalidade. Você deve conhecer em detalhes cada coisa que coloca em seu armário!

5- Jamais misture produtos. Certas misturas químicas podem gerar produtos de reações indesejáveis. Você sabia, por exemplo, que a mistura de vinagre com água oxigenada gera um líquido corrosivo? Ou que desinfetante com água sanitária pode gerar cloramina, uma substância tóxica se inalada? Cada produto tem a sua própria aplicação. Respeite isso.

Compartilhe essas dicas para que mais pessoas tenham acesso. A segurança é importante para todos nós!

Para mais conteúdos como esse, siga o Grupo Hserv nas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog.

Nossos
Clientes

Estas são algumas das empresas que atendemos com nossos serviços de Segurança e Facilities.

nossos serviços