Tudo sobre segurança em grandes galpões

Não se abre uma indústria do dia pra noite. Detentores de grandes centros de logística e fábricas contam com um rico e detalhado planejamento de longo e médio prazo para garantir que o investimento dê resultados. 

É preciso pensar em tudo. Da quantidade de insumos, aos fornecedores e meios de entrega, tudo passa pela ponta do lápis.

Nessas horas, diversas questões surgem sobre o controle e monitoramento. Um ambiente tão movimentado, com tanta mão de obra, matéria prima e produtos acabados precisa de meios eficientes para mapear cada etapa do processo.

A segurança entra aqui como um ponto de atenção. Como garantir que nada saia pelas docas do galpão sem a famosa “baixa”? Como evitar furtos por parte do pessoal interno ou externo? Qual é o método mais eficiente de segurança? 

Indústrias e centros logísticos abrigam muitos produtos e bens de alto valor. Ao mesmo tempo são grandes e, caso não contem com um sistema de vigilância devidamente planejado, podem apresentar diversos pontos fracos.

Centenas ou milhares de pessoas diferentes circulam o tempo todo nesses ambientes, o que torna a situação ainda mais delicada. Isso exige serviços de portaria, vigilância e monitoramento.

Além da segurança externa, uma preocupação de muitas empresas é com o próprio funcionamento interno. No interior deste tipo de estabelecimento, é comum encontrar câmeras, detectores de metal, catracas, portões e outros sistemas de segurança para ter controle interno e evitar roubos e furtos.

Diante de tudo isso, uma questão costuma assolar diversos empreendedores pelo mundo afora: quando vale a pena terceirizar? Posso lidar internamente com a segurança? Qual modelo é mais vantajoso?

Essa não é uma resposta tão simples, pois deve levar em conta as atividades da empresa e suas condições em relação ao capital humano. Embora seja mais trabalhoso encontrar profissionais capacitados por conta própria, muitas organizações optam pela modalidade para maior fiscalização e autonomia.

A terceirização, porém, é reconhecidamente mais econômica. Por seu acesso a fornecedores mais baratos e conhecimento da mão de obra, empresas de segurança conseguem baratear a commodity. 

Isso proporciona também expertise. Terceirizadas costumam treinar por longo prazo seu corpo de profissionais e oferecer equipamentos avançados. Portanto, o serviço já é implementado com um padrão de qualidade que a segurança própria levaria alguns meses para encontrar, entre pesquisas e teste de novos projetos.

Esse, aliás, é outro ponto a favor da terceirização: a equipe de coordenação oferece boas análises, planejamentos embasados e estratégias de segurança eficientes. Um profissional que se dedique inteiramente a isso terá muito mais expertise e conhecimento para elaborar planos de proteção.

Tudo vai depender da necessidade do empresário ou empresária. Pode não ser fácil realizar essas implementações, mas uma boa consultoria ou conversa com uma empresa de segurança tornará tudo mais fácil.

O Grupo HServ presta serviços de vigilância, segurança armada e controle de acesso. Atuamos na implementação de estratégias e tecnologias para assegurar o seu patrimônio. Conte conosco para o que precisar! 

Se gostou desse conteúdo e quer ver mais como esses, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Nossos
Clientes

Estas são algumas das empresas que atendemos com nossos serviços de Segurança e Facilities.

nossos serviços