Como aumentar o retorno sobre investimento (ROI) da sua indústria


O retorno sobre investimento é um cálculo extremamente importante para averiguar a validade de ações tomadas e saber se a empresa está no caminho certo. A métrica leva em consideração o total recebido diante da quantia investida para algo acontecer.

O ROI pode ser calculado relativamente, de acordo com um investimento específico ou levar em conta o balanço financeiro geral da empresa. Nesse caso, o dado se presta a entender a lucratividade do negócio e é um importante marcador de expectativas de crescimento e de saudabilidade.

Tendo entendido isso, é necessário então encontrar formas de aumentar receitas e reduzir despesas para obter o tão esperado retorno. Conheça agora algumas das formas de fazer isso:

A) Aumentando receitas

Invista esforços em processos

Mais produtividade pode implicar mais lucratividade, caso a demanda esteja de acordo. Torne seus processos mais rápidos, econômicos e eficientes. Então repense o que precisa ser melhorado e encontre novas formas de fazer o mesmo.

Invista em tecnologia

A tecnologia nem sempre é um luxo. Ela pode significar mais agilidade e economia a longo prazo. Pesquise todas as ferramentas do mercado e adquira apenas depois de muito planejamento, já sabendo o quanto você ganhará diante do que quanto desembolsará.

Invista em comunicação

Essa costuma ser uma das primeiras estratégias pensadas para aumentar o ROI. A comunicação ajuda a manter o estoque girando e a marca sempre na cabeça dos atuais e potenciais consumidores. 

Seja ativo em suas prospecções

Caso a sua indústria não trabalhe diretamente com a população, são as prospecções que importam. Não espere empresas se interessarem no que você oferece: vá atrás, negocie!

Ofereça mais diferenciais no produto

Se o seu produto se destacar, com certeza venderá mais. Isso pode implicar alguns outros custos, levando em conta o diferencial escolhido. Mas se é isso que o seu consumidor quer e busca, investimento pode engatar um novo ritmo de vendas para o seu negócio!

B) Cortando despesas

Encontre bons fornecedores

Para manter os custos de produção baixos, você precisará de boas parcerias. Encontrar fornecedores de confiança, que estejam abertos a negociação e ofereçam boas promoções, proporcionará vantagens competitivas imensas para a sua indústria.

Economize energia

No processo industrial, os custos com eletricidade são impactantes. Esse é um dos insumos cruciais para qualquer ramo produtivo. Se você deseja se destacar, encontrar formas de reduzir custos como esse são um bom começo. Painéis solares, planejamento de produção e equipamentos melhores ajudarão nesse quesito.

Quite empréstimos e dívidas

Juros, multas e passivo do tipo são encargos que devem ser evitados ao máximo possível, pois não oferecem retorno. Procure ter o máximo de independência possível!

Evite os estoques

Se a produção da empresa tem sido excedente, as chances são grandes de ela estar perdendo dinheiro. Estoque é sinônimo de desperdício de espaços e recursos. É preciso que toda ação tenha um mínimo retorno para manter o capital de giro em equilíbrio com os rendimentos.

Terceirize

Terceirizar é reconhecidamente uma das formas mais seguras de economizar. Os custos com encargos trabalhistas são reduzidos, a produtividade aumenta e a eficiência aumenta em cada atividade em questão. 

O que muitos não sabem é que é possível terceirizar mais do que limpeza, manutenção e segurança. O Grupo HServ oferece profissionais capacitados para exercer os mais diferentes serviços na cadeia produtiva de uma indústria, como Movimentação de Cargas (expedição e Recebimento de Mercadorias), PCP, Suprimentos, Linha de Produção.

Retorno sobre investimento não é algo que se aumenta do dia para a noite. Exige esforços e muito planejamento. Mas como vimos neste artigo, são diversas as ações que podem ser tomadas nesse sentido.

O que a sua indústria tem feito para aumentar o ROI? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários!

Para mais conteúdos como esse, siga-nos nas redes sociais.

Nossos
Clientes

Estas são algumas das empresas que atendemos com nossos serviços de Segurança e Facilities.

nossos serviços